TAG - Entrevista Coletiva

Como hoje é sexta e as férias já estão aí, resolvemos fazer um post um pouco diferente, mais descontraído que o habitual. Fomos indicados pelo Gabriel, do blog Um Papo Entre Páginas, para fazer a Tag “Entrevista Coletiva”, que consiste em expor alguns dos nossos livros e responder perguntas sobre o blog. Agradecemos a indicação!

A tag é separada em três partes, então as dividimos entre os membros da equipe do Ourives. A primeira será respondida pelo Nicolas, que vai falar das cinco melhores capas de sua estante:

5°: A quinta capa mais bonita da minha estante é a de Grandes Esperanças, de Charles Dickens. A capa tem os atores do filme e a edição é em capa dura. Infelizmente, a capa dura é idêntica à jacket, mas isso não a desmerece.



4°: A quarta capa mais bonita é a de O Silmarillion, uma linda ilustração de John Howe, retratando a queda de Gondolin.



3°: Em terceiro lugar, deixei a capa do segundo volume de Coisas Frágeis, de Neil Gaiman. Não é preciso descrever o porquê. A capa é uma foto linda, as cores combinam, a fonte utilizada, tudo, em conjunto, funciona para criar uma das capas mais bonitas que já vi.



2°: O segundo lugar foi decidido por puro favoritismo, porque fiquei entre ele e Coisas Frágeis. Anjos da Morte teve a capa desenhada pelo mesmo ilustrador que desenhou as capas de A Batalha do Apocalipse e Herdeiros de Atlântida, ambas capas igualmente bonitas, mas esta é a minha favorita. As pessoas normalmente deixam passar o detalhe de que são anjos que os soldados estão avistando no horizonte, e não pássaros.



1°: E a capa mais bonita da minha estante é a de Contos de Imaginação e Mistério, uma coletânea de trabalhos de Edgar Allan Poe, publicada pela editora Tordesilhas. A capa é maravilhosa e a edição, em capa dura e em papel superior, é realmente digna de coleção, recheada com ilustrações de Harry Clarke, que também assina a ilustração de capa.



A segunda parte da tag consiste em tirar uma foto de um "arco-íris" de livros. O Guilherme e a Luciana fizeram os deles!

Arco-íris do Guilherme:
Vermelho: Geek Girl, de Holly Smale;
Laranja: Toda Poesia, de Paulo Leminski;
Amarelo: O Segredo de Luísa, de Fernando Dolabela;
Verde: Harry Potter and The Half-Blood Prince, de J.K. Rowling;
Azul: A Culpa é das Estrelas, de John Green;
Anil: O Lago das Sanguessugas, de Lemony Snicket;
Violeta: 1984, de George Orwell.



Arco-íris da Lu:
Vermelho: 1822, de Laurentino Gomes;
Laranja: A Princesa na Balada, de Meg Cabot;
Amarelo: Princesa à Espera, de Meg Cabot;
Verde: Princesa Para Sempre, de Meg Cabot;
Azul: Princesa Sob os Refletores, de Meg Cabot;
Anil: Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J.K. Rowling;
Violeta: Princesa Apaixonada, de Meg Cabot.


Na terceira e última parte, a entrevista, eu, João, vou responder algumas perguntas sobre o blog.

1) Como foi escolhido o nome do blog?
O nome foi escolhido pela Lígia, nossa Editora, e é inspirado no livro Trem noturno para Lisboa. Você pode conferir a história completa na aba "sobre", no menu superior do blog.

2) Quanto tempo se dedica ao blog?
Isso é bem relativo, pois envolve preparar material (ler um livro, pesquisar sobre determinado assunto e coisas do tipo) para só então escrever um post. Além disso, nos momentos livres, sempre estamos discutindo algo sobre o blog e resolvendo algum detalhe pendente. Falando no geral, acho que todos os dias estamos fazendo alguma coisa, mesmo pequena, para melhorar o Ourives.

3) Já teve algum problema com comentário anônimo no blog? Qual?
Não (Ufa!).

4) Você se inspira em outro blog? Qual?
Particularmente, eu gosto muito do blog da Melina Souza, a series of serendipity. Mas cada um tem suas próprias inspirações, principalmente quando se fala de vloggers literários. Gostamos de tantos que, se fosse pra citar, nem caberia aqui. Mas os favoritos são a Tatiana Feltrin (Tiny Little Things), o Danilo e o Gabriel (Cabine Literária) e a Morgana (Literalmente Vlogando), sem falar nos amigos da equipe que também têm canais e blogs sobre livros, como a Mariana Perazio (Corujinha Leitora), o Igor Soares (O Devorador de Livros), o Henrique Marques (Eu, que leio) e o Leonardo Oliveira (Um Leitor a Mais). É a blogosfera literária unida, gente, muito amor.

5) Há quanto tempo está na blogosfera?
O Ourives ainda é bebê, tem apenas 2 meses. Foi inaugurado dia 3 de maio de 2013.

6) Quantos blogs visita por dia?
Isso também varia muito de acordo com cada ourives. Eu visito, em média, quatro ou cinco blogs por dia, sem contar os vlogs no youtube.

7) Quantos livros lê por mês?
Eu leio muito menos do que gostaria, apenas dois ou três livros por mês. Consequência da vida corrida...

8) Livros curtos ou grandes?
Não faço muita distinção, já li livros tanto curtos quanto grandes que se tornaram favoritos. O importante é que seja bem escrito.

9) Já ficou sem inspiração para postar? Como superou isso?
Sim! Esse post mesmo foi resultado de falta de inspiração sobre o que postar. O jeito aqui foi recorrer a uma tag, que é algo divertido e simples de escrever. Sempre dá certo!

10) Pretende mudar algo no blog num futuro próximo?
Sim, somos jovens ainda e temos muito a melhorar. Por enquanto, a prioridade é terminar de fazer alguns ajustes técnicos no template e no layout do blog, mas estamos sempre buscando melhorar qualquer coisa que precise de ajustes. Tenho certeza que o tempo e, claro, o esforço de cada ourives fará com que o blog cresça cada vez mais!

E é isso, pessoal! Esperamos que tenham gostado de conhecer mais sobre a equipe e o blog. Não vamos indicar ninguém em específico para fazer a tag, para que assim todos que acharem legal sintam-se livres e se divirtam respondendo, assim como nós.


Abraços! Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário