Extraordinário, de R. J. Palacio

  “Não julgue um livro menino pela capa cara” é o lema da obra que veio para suceder Harry Potter: um infantil para todas as idades.

           

             Palacio conta a história de August (Auggie), uma criança que ganhou na loteria genética e possui uma grave doença que provocou nele uma deformação facial muito grande.
            Auggie passou por dezenas de cirurgias, então suas aulas aconteciam em sua casa, mas, agora, August está se encaminhando para a segunda parte do Ensino Fundamental (o equivalente à nossa 5ª série/6º ano). Ele irá, pela primeira vez na vida, ter aulas em uma escola normal, com crianças normais.
            Palacio enredou excelentemente bem uma trama com muito drama e humor e que envolve preconceito, bullying e a ignorância humana (que pode vir das mais diversas pessoas, não somente de crianças). Além disso, há também uma apaixonante inocência, por parte de Auggie, em não compreender o ódio que recebe gratuitamente de pessoas que nem o conhecem.
            Um ponto positivo no livro é a troca de pontos de vista. Com ela, podemos ver a realidade de Auggie de várias formas e entender como sua doença pode modificar toda a comunidade ao seu redor. Podemos, por exemplo, saber como é que a sua irmã, Via, entende a realidade de Auggie – e como ela é afetada, perdendo, por exemplo, a atenção exclusiva dos pais.
            Uma das minhas melhores leituras de março (e olha que esqueci dela no vídeo de leituras)Extraordinário me trouxe várias reflexões que ainda não acharam suas respostas, como “por quê somos o tipo de espécie que se fragmenta, se conflita e se destrói?”. Coisas que só um livro 5 estrelas – ou seriam diamantes? – proporciona.
            Com capítulos curtos e dinâmicos, além de um enredo pacientemente pensado e com acontecimentos aos seus tempos, Extraordinário é uma leitura super recomendada e serve – testada em laboratórios, mas não – para curar ressacas literárias, inclusive!
            Encontre as melhores ofertas para este livro aqui.

    

4 comentários:

  1. Ola Pessoal. Tudo bem?

    Te marquei em uma Tag

    http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/2013/05/tag-6-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Gabriel, tudo bom, e contigo??
      Valeu de novo por lembrar do blog!!! Assim que eu conseguir um tempinho, vou responder a tag!

      Excluir
  2. Nossa esse livro parece ser interessante e forte. Bateu curiosidade.
    Espero ler um dia.

    Estou aqui pela primeira vez e estou seguindo, se puder retribuir..
    beijos

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noite, Leticia!!
      Extraordinário tem que estar na lista de lidos de todos! é extremamente fofo e fala de um assunto que é muito comum aqui no Brasil (infelizmente).
      Retribuí o follow, adorei seu blog!
      "Té mais"! hehe

      Excluir