De um povo heróico o brado retumbante

              As notícias sobre os protestos em São Paulo chegaram a mim muito antes da mídia começar a noticiar. Graças à minha participação assídua nas redes sociais, conheci pessoas em todo canto do país e a maioria delas reside em São Paulo. No começo, eram apenas comentários sobre pessoas que estavam organizando uma manifestação contra o aumento da passagem do transporte público, logo depois os comentários vinham acompanhados da palavra 'medo'. Meus amigos, por serem estudantes de cursinhos pré-vestibulares, utilizam bastante esse tipo de transporte. Uma das minhas amigas estava em um ônibus quando oito carros da tropa de choque se aproximaram dos manifestantes, ela me relatou que sentiu uma indignação incomensurável (e medo). Então eu comecei a ficar bastante preocupada, entrei em contato com os amigos que moram em SP para saber se estavam bem, graças a Deus todos estavam.
            Com meus amigos, recebi também a instrução de não procurar notícias sobre os protestos na mídia convencional, pois eles não estavam (e não estão) mostrando a realidade da causa. Porque a mídia faz parte do sistema e, como diria o Capitão Nascimento, o sistema é foda.
            O mesmo sistema que tentou derrubar a manifestação a tornou violenta, graças à ação da polícia, porque, no fundo, a maioria dos manifestos se inicia pacífica, até o momento em que a polícia aparece com suas bombas de gás e suas balas de borracha, quando o ser humano é obrigado a se defender e suas defesas são engenhosamente tratadas (e ecoadas pela mídia) como vandalismo. No mundo mágico dos contos de fadas da mídia brasileira, os manifestantes são a bruxas más e a polícia é a pobre Cinderela que é agredida sem motivos. E todos nós sabemos muito bem o que são os contos de fadas.
            E o sistema criou um monstro: o povo foi à luta para protestar sobre o aumento da passagem, então a policia fez o que fez, apoiada pelo estado, e a coisa mudou de foco. Os manifestantes ganharam novos (ou nem tanto) motivos para protestar. E eles (os governantes) são tão burros que fizeram isso justo na semana em que começa a Copa das Confederações, emissoras do mundo estão aqui e é claro que o povo vai usar isso para mostrar nossa realidade para o máximo de países que conseguir. E tudo isso já está surtindo um efeito inimaginável, cidades do mundo todo estão se unindo a essa luta.
            Eu só queria vir aqui deixar o depoimento de alguém que, mesmo de longe, também está lutando por essa causa. Estou com o peito inflado de um orgulho nunca antes sentindo por esse povo brasileiro e tudo que eu desejo é que continuemos indo à luta, que o monstro continue rugindo, que a força do povo se sobreponha à do Governo, à do sistema. Pois essa luta não é mais por "apenas" R$0,20.
            Chegamos a um ponto em que precisamos organizar protestos reivindicando o nosso direito de protestar.


Uma breve nota do NicolasSou paulista e estou vendo tudo de perto. Mesmo não podendo comparecer às manifestações por trabalhar do outro lado da cidade e o horário do expediente conflitar com o dos protestos, tenho colegas que estão indo às ruas em todos os dias de manifestação. Como a Luciana já disse, a tevê, o jornal, os – e boa parte dos sites de notícias estão noticiando os eventos sendo coniventes com o que o sistema quer mostrar. Que a rebeldia é errada e que é só um bando de vagabundos quebrando pau, nada que os amigões da vizinhança armados com bombas e cassetetes não resolvam. Mas o que acontece é bem diferente. A grande massa nas manifestações está lá pacificamente. O clima durante a passeata é de alegria e os gritos de protesto são em ritmo de marchinha de carnaval. Todo mundo deve ter visto manifestantes com flores na internet. O que acontece é que sempre tem um número menor, composto de idiotas, que só vai lá para pintar o A da anarquia. Os babacas mascarados que estão lá pra quebrar tudo, indo contra a idéia inteira do protesto. A fiança para os presos durante os protestos é de R$20 mil, e isso está sendo cochichado no meio da multidão por infiltrados deles. E, se brincar, os babuínos bobocas queimadores de ônibus são contratados por eles também. Ouvir tudo isso parece ficção, principalmente quando você não consegue ver uma prova concreta, porque a mídia não deixa. Mas é verdade. Os vinte centavos não são a causa, mas foram a gota d’água. Os paulistanos se cansaram de tantos anos de descaso, e o Brasil inteiro está levantando a voz. Fomos nós que os colocamos no poder e deixamos que nos fizessem de palhaços. Eles são nossos funcionários e ninguém se lembra disso. Você aí, onde estiver, não fique quieto. Não se pode calar um país inteiro. “Toda revolução começa com uma faísca.”

Esse texto foi excepcionalmente editado pela minha querida amiga Lívia Garcia. Eu estava louca para postá-lo e, como a Lígia não estava disponível no momento, a Liv me fez esse favor. Essa linda <3

Nota d'A Editora: Agradecimentos gigantescos à Lívia pela edição provisória, precisei mexer bem pouco quando fui editar. Direto da capital, aqui vai meu breve comentário... Acho que tudo é algo que, como já ficou bastante claro, começou por causa de um aumento no preço das passagens e tomou novos rumos. Aqui em Brasília, alguns dos babuínos bobocas balbuciando em bando (Nic com referências a HP até nessas horas, rs) queimaram pneus em frente ao Estádio Nacional (que, pra todo brasiliense, vai sempre se chamar Mané Garrincha e AI de quem discutir) em véspera de jogo da seleção. É o tipo de atitude irresponsável e realmente desnecessária que afeta gente que não tem culpa de nada. Mas uma coisa é certa: existem muitas razões para se protestar. Muito dinheiro gasto com Copa e pouco com educação, muita preocupação com obras "pra inglês ver" (eles e o resto do mundo) e pouca com saúde, muita corrupção e pouca infraestrutura. Ótimo que as pessoas se conscientizem e melhor ainda que se manifestem (desde que de forma pacífica). Só acho que a iniciativa deveria ser constante, que melhor seria se não fosse preciso que alguns gatos pingados de São Paulo começassem a ficar insatisfeitos com o preço do transporte para que o resto do país de lembrasse de todos os outros problemas. Sou fã do pessoal que acredita na própria causa e vem aqui para a frente do Congresso pra fazer algum barulho (e engarrafar todos os arredores da Esplanada, mas ok) de tempos em tempos. Tudo bem, dessa vez pode ter sido na base da reação em cadeia pelo menos estamos ouvindo falar de revolta em mais cidades  , mas vamos nos acostumar a prestar mais atenção daqui pra frente.

0 comentários:

Postar um comentário