Perdoe-me Tanto Laquê, de Juliana Gervason



Juliana Gervason
I.S.B.N.: 9788564914476
Brochura
Edição: 1 / 2013
78 páginas

Sinopse:
Cotidianidades, idiossincrasias, vontades, saudades de Ana Cristina Cesar, preces, carências. A simplicidade e a complexidade de alguém sensível, que sente demais o seu redor; e observadora, que observa tudo o que a cerca e traduz em palavras o que todo mundo viu e sentiu, mas não se deu conta. Tudo isso é apenas parte da obra que o leitor tem em mãos. O livro de estréia que aqui está (o primeiro, e com gosto de experiência antiga), contém sua alma, suas alegrias, seus temores, suas angústias e questionamentos; seu bom humor, sua tristeza, sua acidez e sua delicadeza; seu coração mineiro maior que o mundo. Manuseie com cuidado. Pensando melhor, use e abuse. Não é todo dia que nos deparamos com livros como este. (Tatiana Feltrin)

Quando eu finalmente tive meu Perdoe-me Tanto Laquê entregue, corri prum canto bem frio da casa, levei cobertas, café e o próprio. Não me levantei até terminar.

Por maiores que fossem as expectativas, fiquei lá, no canto onde fiz a leitura, estupefato. Maravilhado. Absurdamente encantado com todas as palavras da obra. Não esperei muito para entrar no facebook e mandar uma mensagem para todos os outros ourives: leiam.



Ao longo do ano, eu li mais que uma biografia da Juliana, eu a acompanhei e tudo o que ela deixou que eu soubesse sobre ela e a sua realidade, seja pela fanpage, pelo canal no youtube ou pelo seu blog (seja o principal ou o seu blog secundário, que não foi divulgado há tanto tempo). Conheci Juliana por meio de Tatiana Feltrin e Patrícia Pirota, e desde então ela entrou na minha lista de canais prediletos, daqueles que não dá pra perder nenhum vídeo.

Quando soube do Perdoe-me, se Juliana me permite assim chamar seu maravilhoso livro como um meio de intimizar a relação forte que eu criei com os textos e até por estética do texto que você agora lê, corri até minha mãe, a portadora de qualquer crédito monetário que eu possa ter, e pedi para que pudesse comprar o livro, na época, pelo site da própria Bartlebee Editora.

Aconteceu que, por irresponsabilidade minha, demorei um dia a mais para entregar o boleto para minha mãe. Na tarde em que ela iria até o banco e faria o depósito, recebi um email da equipe da Bartlebee avisando sobre o cancelamento do pedido porque precisavam do exemplar no estoque e o meu prazo havia sido ultrapassado.

Mandei emails, fiz ligações, no final deu tudo mais que certo. Na mesma tarde do depósito e dos emails, Juliana compareceu à editora e, para a minha ainda maior felicidade, gravou meu nome em uma dedicatória mais que especial no início do livro. Nem vou comentar sobre a sinopse genial de Tati Feltrin e o prefácio maravilhoso e estupendo de Patrícia Pirota.



Sei que estou me alongando para falar sobre os textos em si, mas não há pressa quando o contexto é poético, ainda mais quando o contexto é poesia nacional, ainda mais quando a escritora dos benditos poemas nacionais é uma mulher que você conhece há já um tempo e pela qual tem um respeito grandioso.

A escrita da Srta. Gervason me fascinou. Nunca fui muito adepto a poemas, mas há algo em todas as suas palavras, e acho que o que não falta no livro da bendita blogueira é verdade. Verdade sobre sentimentos, sobre opiniões, verdades sobre a vida. Ou talvez seja honestidade. De qualquer forma, acho que as duas coisas não são tão diferentes – e talvez andem juntas, pelo menos neste caso.


Seus poemas curtos geram muitos pensamentos e devaneios, muitas reflexões e, acima de tudo, muita admiração. Alguns são curtíssimos, outros são menores ainda, e este é talvez o maior defeito do livro. Defeito, não, porque é até bom esse gostinho de "quero mais" – e espero que Juliana realmente publique mais.

Você aí que não simpatiza com a mal-julgada-por-muitos poesia, dê uma chance a Perdoe-me Tanto Laquê. Não, mentira, dê uma chance a Juliana Gervason. O livro pode ser sensacional, mas as palavras são dela. Obrigado, Juliana.

Perdoe-me Tanto Laquê pode ser encontrado na Livraria Saraiva.


2 comentários:

  1. Guilherme! Li esse livro da Ju e me apaixonei pela escrita. Também pedi uma dedicatória e suas fotos ficaram lindas. P.S.: Amei o blog. Abraços, leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a você por uma resenha tão bonita =)

    ResponderExcluir