TRAILER REVIEW: "A Culpa é das Estrelas"

Você já conferiu o recentemente liberado trailer de A Culpa É Das Estrelas? Se sim, confira a listagem dos momentos que nós verificamos se estão ou não no livro. Pelo trailer, muitas cenas – e diálogos – estão parecidos/iguais. Podemos esperar um filme para fazer juz à qualidade do livro? Saca só! ;)



Acredito que podemos escolher como contar histórias tristes. Você pode aliviar, dizendo que nada é tão ruim que não tenha jeito com uma música do Peter Gabriel. Gosto dessa versão como qualquer garota. Só que não é verdade.

AVISO: Ao analisar as cenas do trailer, iremos também trazer quotes das partes do livro correspondentes. Assim, spoilers podem estar (e estão) contidos no texto e nas imagens.



– Faça amigos! – Ela gritou pela janela abaixada enquanto eu me distanciava.


E, então, após flashes rápidos de algumas cenas que serão mostradas posteriormente, surge o primeiro resquício da tão esperada fidelidade ao livro. Hazel chegando ao Grupo de Apoio com a mãe. É impossível não identificar essa cena. O começo de tudo (Não estou apelando para o drama, eu juro).



Essa cena não existe no livro. A meu ver, os dois se esbarram antes da Hazel chegar à reunião (onde, segundo o livro, deveria acontecer o primeiro diálogo dela com Augustus Waters).



Temos o Isaac no meio. Quanto aos outros, prefiro não arriscar nenhum palpite, já que a escolha dos atores não fez jus às características dos personagens em questão, embora eu tenha amado cada um deles no quesito atuação.


– Augustus, talvez você queira falar dos seus medos para o grupo.

Nessa cena, Gus é convidado a compartilhar seus medos com o grupo e o faz encarando Hazel. O que me remete a uma cena em particular do livro, quando Augustus Waters, por motivos que os leitores de TFIOS já conhecem, passa a olhar constantemente para ela. E Hazel, intrigada com aquilo, decide revidar, iniciando uma disputa de “quem ri primeiro?”. Será que teremos isso na adaptação?



– Qual é o seu nome?
– Hazel.
– Não, o nome completo.
– Hazel Grace Lancaster.

Enfim o primeiro diálogo, de verdade, segundo o livro. O cenário não é o mesmo, infelizmente, mas as falas similares compensaram bastante. Esse é o primeiro contato oficial dos dois, quando se estabelece um vínculo afetivo.



Esse diálogo existe no livro (nas páginas 35 e 36, para ser mais exata), e o meu coração disparou ao reconhecer essa cena. Hazel e Gus estão no quarto-porão dele para assistir “V” de Vingança, pois, segundo o Gus, a Natalie Portman está muito parecida com a Hazel nesse filme (ou o contrário).

– E aí? Qual é a sua história? – ele perguntou, sentando ao meu lado, a uma distância segura.
– Já contei a minha história para você. Fui diagnosticada quando...
– Não, não a história do seu câncer. A sua história. Seus interesses, passatempos, paixões, fetiches, etc.



Vemos Hazel Grace lendo um livro. O preço do alvorecer ou Uma aflição imperial? Não faço a menor ideia.



Sou uma granada. Um dia, vou explodir e destruir tudo ao meu redor.

Temos a Hazel e o Gus no balanço. De acordo com o trailer, a cena não é nada fiel. Hazel fala sobre ser uma “granada”. Porém esse diálogo acontece entre ela e os pais dela:

— Querida — minha mãe disse. — Qual é o problema?
— Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?
Meu pai inclinou a cabeça um pouquinho para o lado, como se fosse um cachorrinho que acabou de ser repreendido.
 — Eu sou uma granada — repeti. — Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada.
— Hazel — papai disse, e então ficou com um nó na garganta.

Acredito que essa pequena mudança seja positiva. Trará mais emoção à cena em questão (ou não).



Hazel sendo levada ao hospital. É uma cena forte e muito impactante, onde também temos (em sequência) o Gus assistindo a tudo. No livro, ele só a vê quando ela recebe alta e toma um merecido banho.



Amsterdã!

A cena do belíssimo – pelo menos eu espero que seja – jantar deles em Amsterdã, após uma viagem muito exaustiva de avião. E tudo isso para poder conversar e fazer perguntas cruciais ao escritor de Uma aflição imperial, Van Houten. Em sequência, temos um trechinho da declaração do Gus.

Para os fãs, mensagem subliminar nas lágrimas de Hazel: Vocês já podem começar a chorar.



Casa da Anne Frank.
A imagem fala por si só.
*gritinhos*



Temos uma das cenas mais lindas e esperadas: a primeira vez do Gus – um virgem de uma perna só – e de Hazel Grace. Acontece também em Amsterdã e, de acordo com o livro, após a visita a casa de Anne Frank.

A química desses dois é incrível. Vai ser difícil lidar com os personagens deles em Divergente.



– Eu acendi como uma árvore de natal, Hazel Grace. Dentro do tórax, o lado esquerdo do meu quadril, meu fígado, tudo.

Não posso dizer com certeza, pois o cenário é completamente diferente, mas acredito que essa seja a cena em que o Gus conta sobre o avanço de seu câncer.

Nessa parte do trailer, eu já estava soluçando.



Isaac, que já está cego, e Hazel sentados em um jardim. Os dois estão de luto pela morte de Augustus Waters.



Muita bagunça na casa da Monica. Outra cena fiel. Mais um ponto para a produção de TFIOS.

Gus, junto de Hazel, decide “ajudar” o Isaac a superar a ex-namorada, Monica, de um jeito inusitado (ela passou a evitar Isaac desde que ele ficou cego). Gus e Isaac atiram ovos no carro dela e fazem a maior bagunça.

"'Virgens' 'Garotos de 17 anos com uma perna só'", o bilhete de Hazel para Gus.


Eu não conseguiria perceber esse pequeníssimo detalhe se não fosse pela dica da minha twin, Carolline Nascimento. Muito obrigada!

Temos o Gus acordando após sua primeira vez com Hazel. Ao lado, podemos observar um papel bem singelo, que poderia passar despercebido. Suponho que seja o desenho que a Hazel fez para o Gus.



Flashes rápidos de Hazel e Gus passeando em Amsterdã.



E o trailer encerra com um diálogo rápido e muito significativo para os fãs. Um “O.k.”, ou “Okay”, possui muitos significados, segundo o Gus. Inclusive um flerte.

A última imagem da Hazel me fez criar algumas teorias sobre a conclusão que decidiram dar ao filme. No livro, Hazel lê a carta de Gus e passa a aceitar as escolhas que ambos fizeram. Augustus fez as dele e aceitou o próprio destino, mas também esperava que Hazel fizesse o mesmo. Que ela aceitasse.

Talvez eu esteja errada (outra vez), mas estou propensa a acreditar que esses fragmentos da Hazel deitada no gramado são relacionados ao final do filme. E, se esse último “O.k.” anteceder os créditos finais, vou sair carregada do cinema.

Nota do Guilherme: Eu, Lima, particulamente detestei a escolha do elenco principal (no início). O Ansel não fazia sentido como Gus, a Shailene não se encaixava na ideia de Hazel que eu tinha em mente. Ok, superei. Assistindo ao trailer eu percebi que talvez o visual do filme não seja como o que eu visualizei para o livro, mas, independentemente disso, que talvez tenha o seu valor. Vi um pouco de esperança com esses dois minutos de trailer, espero que as duas horas no cinema valham a pena de ter esperado tanto tempo para ver concretizado o que antes só existia na minha imaginação.


9 comentários:

  1. Chorei lendo essa análise. Me lembrou muito mesmo das cenas do livro e eu fiquei imaginando como vai ser quando eu for ver o filme. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que linda! Também chorei FAZENDO a análise. É difícil não se emocionar com essa história, né. O trailer surpreendeu o Fandom inteiro. Quem não chorou lendo o livro, vai se acabar assistindo a adaptação.

      Excluir
  2. Adorei o Review, Ana! Fiquei um pouquinho decepcionada pela cena em que a Hazel diz ser uma granada, não ser com os pais dela e sim com o Gus, mas talvez vendo o filme eu me surpreenda. Fiquei super feliz ao ver vários elementos do livro no trailer, como a Hazel lendo ou o bilhetinho que a Hazel deixa para o Gus na cômoda. Adorei de verdade ver isso.
    Apesar de tudo, ainda tenho um receio muito grande com o elenco principal. Especialmente com a Shailene. Até agora ela não conseguiu me convencer que será uma boa Hazel/Tris. Espero que ela mude a minha opinião.
    Mais uma vez, adorei o Review! Um beijão do Lit para o pessoal do Ourives!

    Literatura ao Contrário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei decepcionada no começo, mas acredito que isso dê um pouco mais de emoção ao diálogo. São palavras fortes e muito impactantes. E, infelizmente, não existem adaptações 100% fiéis. :( Acredito que a Shailene Woodley seja uma excelente atriz. Ela foi cotada para muitas adaptações! Como poderíamos explicar isso? Tem mel na atuação dela, por favor (Tive que fazer essa piadinha, não resisti XD). Espero que ela consiga convencer o Fandom inteiro. Não quero pagar língua por causa disso, sério! Já coloquei a minha mão no fogo por um ator de City of Bones, Jamie Campbell Bower, e, bem, quebrei a cara. Enfim! Muito obrigada, linda. Estou feliz por você ter gostado. Beijão. <3

      Excluir
  3. É para falar primeiro da sua postagem perfeita ou do que o Gui fez no final? -.-' hahaha
    Juro que vou ignorar completamente esse comentário dele por motivos de : Sou apaixonada por Ansel e Shailene e, principalmente, apaixonada pelos dois juntos. A química é tanta que vão ter que serem merecedores de oscar's, sag's e globos de ouro para passarem a imagem de irmãos em Divergente.
    Agora sobre a postagem da Ana sou suspeita para falar. Vejo foto do Ansel e choro. Vejo Carrie e, por mais incrível que pareça, CHORO. Vi o trailer... nem preciso falar nada né? Logo o post já me conquista só pelas "fotos" lindas e pelo rostinho do Ansel que dá em qualquer uma a vontade de apertar bochechas. Já sou apaixonada por esses dois a um bom tempo, inclusive defendia o Ansel horrores no começo sempre que começavam a falar que ele não era o Gus e sim o Joshua ( que de Gus só tem os olhos azuis, tão parecido quanto o Ansel). Então no trailer? <3 Nem tinha reparado em alguns detalhes citados por você Ana. Esses de cenário. Só percebi os diálogos iguais do livro, mas isso nem me deixou chateada. Acredito que será uma grande adaptação <3 Com atuações perfeitas podemos contar né? Espero que o roteiro esteja tão bom quanto! Acho que trailer é muito pouco para dizer se um filme será bom ou não, mas para partir nossos corações pouco basta né?
    Muito amor <3

    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe o Guilherme, Paula. Ele só deu a opinião sincera dele (e um pouquinho hater -q). Infelizmente algumas pessoas ainda não se convenceram com a atuação do Ansel Elgort e da Shailene Woodley. Mas isso vai mudar após o lançamento do filme. Tenho total confiança na atuação deles, assim como você. To feliz com o seu comentário, sério. Eu adorei fazer esse review do trailer! E o que dizer do livro A Culpa é das Estrelas? Maravilhosamente doloroso. E, como você mesma disse, o filme não precisa de muita coisa para conseguir partir nossos corações. :'( Obrigada mais uma vez, Paula! Beijinhos. <3

      Excluir
  4. Eu apostei no Ansel desde o momento em que ele foi apresentado como tal. Fui bem aberta a escalação, ao contrário de muitos que insistiam em bater pé e dizer que não, o Gus perfeito era o Joshua Anthony Brand. Que não é nada além de um rostinho bonito, por que ele não atua, só faz trabalhos como modelo. Sei lá, acho que a essência do Gus tava naquele garoto que não tinha os cabelos escuros, que não tinha os olhos azuis, mas que tinha um sorriso de amolecer qualquer um. E por isso, eu coloquei todas as minhas fichas no Ansel, desde o início. Era com a Shailene que eu estava bastante inflexível. Não que ela tenha me convencido ainda. Mas também, posso respirar aliviada sabendo que ela não está como uma planta ali. Ela até que atua bem e tá pegando um pouco da Hazel que eu conheci em TFIOS e me encantei. E o que dizer desse review que, ao puxar os quotes, me fez chorar ainda mais? Tá quase uma tortura visual, mas eu as aceito. Hahahaha. E de nada, aliás. :D Parabéns pelo post, Ana! Tá muito bom mesmo! E que venha A Culpa É das Estrelas! (E o carregamento extra de lenços de papel, por que esse filme não será para corações fracos...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Twin, minha linda! Desculpa te fazer chorar, não foi a intenção. :'( Eu li o livro pensando no Joshua Anthony Brand como Gus, admito. Mas, como você mesma disse, ele é só um modelo. Não sabe atuar. Quando assisti "Carrie - A Estranha", o Ansel Elgort se tornou o meu Augustus Waters perfeito (mesmo não possuindo as características físicas do personagem). A atuação desse cara é fenomenal! E isso ficou NÍTIDO no trailer de TFIOS. E agora? Nossa, tô emocionada! Ele conseguiu superar as minhas expectativas. E a Shailene Woodley também é uma ótima atriz, não vai nos decepcionar como Hazel. Tenho certeza que você vai amar o filme! Enfim... Obrigada, Calls. Continue acompanhando o blog! <3

      Excluir
  5. Gente, devo admitir que até eu que não sou fã dos atores escolhidos para fazer o tão sonhado casal, fiquei super suuuper feliz com esse trailer!
    Aparentemente o filme será bem fiel ao livro (tirando a aparência dos personagens, cof cof), ou seja, preparem seus barcos porque o cinema vai alagar de tantas lágrimas!
    Ficou muito bom! Parabéns pelo post!
    Conheci o blog recentemente e já estou apaixonada, vai me ver sempre aqui, rs.
    PS: Parabéns pela parceria com a LeYa!

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir