A Bússola de Ouro, de Philip Pullman

Philip Pullman
Ponto de Leitura
I.S.B.N.: 9788539000227
1ª Edição - 2010
432 páginas
Encontre no Submarino.

Sinopse:
O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso — mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um dimon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.

A Bússola de Ouro já estava ali na estante havia uns dois anos, mas eu sempre formulava um “é, não agora!” quando folheava, e assim muito tempo se passou. Eis que eu não me arrependo nem um pouco de ter esperado tanto pra lê-lo, só me arrependeria muito se esperasse mais uma semana sequer.

Sobre a história de Lyra – Lyra da Língua Mágica, risos –, pouco há pra se dizer de novidade, você provavelmente já assistiu à adaptação cinematográfica – de 2007 –, mas vamos lá:

Lyra Belacqua, órfã, vive em Oxford, em uma sociedade de opressão, segredos e manifestações físicas das almas humanas, os dimons (dimons na tradução para o português, daemons no original) – partes complementares das pessoas, que têm formas variadas de animais e, a partir da puberdade, adquirem uma forma fixa.

O melhor amigo de Lyra, Roger, é sequestrado, e Lyra parte em busca dele com seu dimon, Pantalaimon, em direção ao Norte, para onde crianças de todo o mundo estão sendo levadas por um grupo de pessoas chamadas nas ruas de Globbers.

É acompanhando a jornada de Lyra e Pan que teremos toda a introdução – e parte do desenvolvimento – da história. Conheceremos ideologias, acompanharemos debates e muitas batalhas. Ação, drama, aventura: quantidade certa entre tudo, um livro sensacional.

Eu recomendo A Bússola de Ouro para qualquer um que esteja interessado em fantasias. A narrativa é objetiva, ao mesmo tempo em que toda a história é muito bem explicada. Eu, que simplesmente perco o interesse no livro caso já tenha visto seu filme, não pude ter qualquer tempo livre sem estar com o livro em mãos.

Cinco estrelas merecidas e, como ainda me disseram que a série só melhora nos segundo e terceiro livros, acho que eu vou é ter que colocar estrelas bônus nas próximas avaliações. Ansioso que sou, já tenho as sequências no kindle e sequer devo demorar a lê-las, quanto mais resenhá-las.

Nota d’A Editora: Quando eu digo que só melhora no segundo e terceiro livros, pode acreditar. Essa série é sensacional e, além de tudo, ainda foi escrita pelo meu xodó Philip Pullman! 


0 comentários:

Postar um comentário