Anna e o Beijo Francês, de Stephanie Perkins




Stephanie Perkins
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219329
Ano: 2011
Páginas: 288
Encontre na Saraiva.

Sinopse:

Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Anna é um romance. Ponto, fim de discussão. Mas, por incrível que pareça, o produto final – relações românticas – não é o foco da história.

Já vi inúmeras pessoas falando bem, muito bem, de Anna, mas sempre tive um pé atrás por imaginar que seriam páginas de descrição sobre “como ele ajeita o casaco”, entre outros. Enfim, puro preconceito que me provou, no final, totalmente errado.

Vamos a uma visão geral: Anna é filha de um escritor famoso de “romances de titia” e é enviada por ele para Paris, a uma escola particular para americanos na França. Lá, ela conhece Meredith, uma garota que mora no mesmo andar de Anna no alojamento. Junto com Mer, Anna conhece Étienne St. Clair, um nascido americano que foi criado no Reino Unido.

É por St. Clair que Anna começa a ter uma paixão. Paixão secreta, afinal, St. Clair tem namorada, uma recém-formada que parece ser, a princípio, a mulher da vida dele.

Ok, o primordial está esclarecido. Pelo livro, vamos acompanhar Anna por todo o ano letivo para descobrir o que vai acontecer com seus sentimentos, divididos até certo ponto entre esta nova paixão pelo americano com sotaque inglês e Toph, o interesse romântico de Anna aqui nas Américas.

O livro vai apresentar romance, claro, mas também amizade, drama familiar e bastante comédia. Não é o tipo de livro com um propósito só – por mais que tenha uma questão principal – e essa é a parte legal, a de alternar estilos e finalizar com uma obra de pontos distintos e ao mesmo tempo interligados.

Anna é o tipo de leitura leve, daquelas pra serem feitas entre livros pesados – talvez técnicos –, e que vai te descansar bastante. Descansar e entreter.

Fiquei intrigado com o estilo da Perkins, creio que Anna não será o meu último contato com ela e espero reconhecer as referências que – segundo o que ouvi falar – estão em Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Os dois livros já estão traduzidos para o bom português, pela editora Novo Conceito.

Não posso comentar sobre a tradução ou a edição brasileira (li o original). Sequer sei se os nomes permaneceram iguais aos das edições em inglês, mas não acho que a Novo Conceito tenha deslizado em nada, até porque não há muitas chances pra isso na história.

Anna pode conquistar. Tem muita coisa boa reunida e há boas chances de que você também se amarre na história. Se interessar, corra pra descobrir se Anna vai conseguir, afinal, seu Beijo Francês. E não se esqueça de voltar depois pra dizer o que achou! ;)

Se já leu o livro, deixe sua opinião nos comentários!! :D

Um comentário:

  1. Oi Guilherme, indiquei seu blog para responder uma TAG, espero que goste: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/03/tag-versatile-blogger.html
    Bjos!

    ResponderExcluir