Saldo de Natal: O Presente do Meu Grande Amor

Fim de ano é sempre aquele drama: a família se reúne, as férias chegam, o sol vem visitar você e resolve ficar até março e oito banhos gelados por dia não parecem ser o suficiente. No entanto, a Editora Intrínseca preparou uma surpresa interessante para os parceiros: nos enviou, além de um kit lindo que mostraremos no post de retrospectiva, um exemplar do lançamento O Presente do Meu Grande Amor!! Acontece que eu fiquei deitado nesses últimos tempos aproveitando o tempo livre pra apreciar os contos, então vim trazer uma última recomendação literária em 2014. ;)


Antologia

Organização: Stephanie Perkins
Editora Intrínseca
ISBN: 9788580576252
1ª edição - 2014
352 páginas

Sinopse:
Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal, o Natal é época de esperança. 

O Presente do Meu Grande Amor é um livro de contos, organizado pela Stephanie Perkins - Anna e o Beijo Francês - com contos de autores como Holly Black (Boneca de Ossos), David Levithan (Todo Dia), Gayle Forman (Se Eu Ficar), Rainbow Rowell (Eleanor & Park) e outros escritores de YAs, principalmente.

Acontece que cada conto é MUITO representativo do estilo de cada autor. Eu conseguia perceber todos os traços, principalmente da Gayle e do David, de quem conheço mais obras. Os temas, embora sempre natalinos, abrangem romance e aventuras das mais inesperadas, e curti demais cada conto, sem exceção - embora com preferências.

  Destaque para a arte da capa: os doze casais dos doze contos patinando no gelo! ♥ O melhor é finalizar os contos e vir identificar cada um deles na imagem. ;)


Como falar de um livro de contos é complicado porque a cada conto é um novo tema a ser explorado, vou falar em especial dos que mais gostei:

O Que Diabo Você Fez, Sophie Roth? é o conto da Gayle Forman, e conta a história de Sophie, que, em muitos momentos, se envolveu em situações constrangedoras na “Universidade de Fimdemundo”, nome que dá à instituição interiorana onde estuda. Sophie é judia e não comemora o Natal, mas acaba por ir assistir à apresentação de um coral. Ela odeia. Logo depois conhece Russel, um cara que também não curtiu muito a música e a leva para lanchar fora da universidade. Em seguida, vem toda a coisa do desenvolvimento que não vou dizer porque, né, é super curto e estragaria a melhor parte.

Papai Noel por um dia é a contribuição cômica e romântica do David Levithan para a antologia. David é conhecido por abordar a homossexualidade nas suas obras e não é diferente com esse conto. A narrativa em primeira pessoa conta a história de um moço que aceita se vestir de Papai Noel para atuar frente à irmã mais nova do namorado, que está prestes a deixar de acreditar no mito, o que Connor, seu irmão, não quer que aconteça. David conseguiu alternar entre drama e comédia de forma a deixar o conto muito, muito divertido. A comédia é daquele tipo “situações inesperadas e totalmente esquisitas” que ele sempre consegue fazer muito bem. Como não poderia ser diferente, a mistura funcionou mais uma vez.

Pra terminar, vou falar sobre o conto que inicia o livro, o Meias-Noites, da Rainbow Rowell. Meias-Noites conta a história de Mags – Margaret – e Noel. A notoriedade do conto é o fato de que só lemos sobre os dois nas vésperas de Natal. Rainbow dividiu o conto em vários flashbacks, e todas as cenas acontecem na festa de Natal que uma amiga em comum dá na véspera natalina. Então lemos, durante esses flashbacks, o que resumidamente aconteceu durante o ano, ou desde a última vez que Mags e Noel se viram. O conto de Rainbow me agradou bastante ao explorar a amizade e o romance proveniente dessa relação. Com algumas passagens bem rápidas por cenas de humor, Meias-Noites é uma das melhores criações da antologia.

Sei que, bom, o Natal já passou. Mas continua a indicação de um livro que vale a pena ser lido em qualquer época do ano, contando que você queira dar uma fugida pro Natal – ou Hanukkah! - e conhecer todas as confusões que os autores reservaram pra cada leitor!


2 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Quando fiquei sabendo desse livro, logo quis tê-lo por causa que o David está nele, hehe. Aliás, o conto dele me interessou, assim como o Meias-Noites :)
    Parabéns pela sua escrita, já estou seguindo o blog~
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza!!
      Também fiquei super eufórico e ansioso pelo conto do David! hahaha
      E, como disse, é super fiel ao estilo de escrita dele, dá pra perceber bem nítido a semelhança entre ele as suas outras histórias!
      Abrç, Guido

      Excluir