Claros sinais de loucura, de Karen Harrington

Karen Harrington
ISBN: 978-85-8057-507-1
Edição: 1 / 2014
256 páginas
Encontre na Saraiva.

Sinopse:
Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto os amigos acompanham as aventuras de Harry Potter, ela escreve cartas para Atticus Finch, advogado de O sol é para todos. Também coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la quando criança e Sarah vive com o pai alcoólatra.

Com a chegada do verão em que completa doze anos, Sarah está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa porque seu primeiro beijo de língua ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e entre uma descoberta e outra, pouco a pouco, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais que isso. Bem como seu futuro.

Sou apaixonada por livros infanto-juvenis, então decidi pedir este de cortesia para a editora. Obrigada, Intrínseca.

Sarah Nelson, nossa protagonista, acaba de fazer doze anos e está perto de ingressar no sétimo ano. Amiga de Lisa – uma garota viciada em relacionamentos alheios – e Planta – um ser fotossintetizante –, além de colecionadora de palavras-problema, ela está prestes a ter experiências ímpares enquanto procura por sinais de loucura – genes possivelmente herdados da mãe –, planeja o primeiro beijo e se prepara para o trabalho sobre árvores-genealógicas do próximo ano letivo, quando todos acabarão descobrindo que ela é filha de Jane Nelson.

Acontece que a mãe de Sarah tentou afogar ela e o irmão quando eles tinham apenas dois anos de idade. E, infelizmente, o menino, irmão gêmeo de Sarah, não sobreviveu. Graças à polêmica gerada pela mídia sensacionalista, todas as pessoas do país e do mundo passaram a falar sobre isso, desestabilizando Sarah e o pai, um alcoólatra.

Decidida a fazer seu possível último verão em Garland, o sovaco do Texas, valer a pena, Sarah reluta em ir para a casa dos avós em Houston. Depois de implorar por algo realmente divertido ao pai, ela se surpreende com a proposta feita posteriormente por ele: se voltasse para casa ao anoitecer, Sarah poderia passar os dias com Finn e a irmã Charlotte, seus vizinhos universitários.

Fã de “O sol é para todos” e caçadora assídua de palavras diferentes, Sarah não aparenta ter só doze anos e demonstra isso desde o princípio, possibilitando a compreensão mútua entre o personagem e o leitor. Adultos poderão se identificar com ela, ouso dizer.

A protagonista tem muito que aprender durante o verão, assim como os leitores. Amadurecimento, frustrações, descobertas e autodescobertas fazem de “Claros sinais de loucura” uma leitura rápida, dinâmica e cativante.

Com uma narrativa simples, personagens riquíssimos e citações marcantes, Karen Herrington não decepciona em seu primeiro livro infanto-juvenil.

Recomendo para os fãs de John Green, pois possui uma pegada similar, e para aqueles que buscam uma leitura mais introspectiva.


4 comentários:

  1. Sua resenha e sua escrita estão ótimas. Estava com vontade de ler e a resenha me deixou com mais vontade. Continue o ótimo trabalho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em saber, de verdade. Você vai gostar do livro! Continue acompanhando o blog. :D

      Excluir
  2. Ótima resenha Ana!! Conseguiu me convencer a ler o livro e comprá-lo na próxima vez que for na livraria :D E se fãs do John Green gostarão do livro, é o livro certo pra mim :3 Beijinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awww, muito obrigada! A história de Sarah Nelson é fascinante. Você vai gostar! Não comparei as duas narrativas atoa, acredite. Beijos! ♥

      Excluir