Se eu Ficar, de Gayle Forman

Gayle Forman
Editora Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
1ª edição - 2014
224 páginas
Encontre na Saraiva.

Sinopse:
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



Se eu ficar é um conto sobre comoção, percalços e reflexão. Em outras palavras, é um livro pra chorar.

Mia é o nome da personagem que conta sua história: dos relacionamentos com sua melhor amiga Kim, com seus pais roqueiros-vida-louca, com seu irmão caçula e com seu namorado amor-eterno Adam.

Na história, acompanhamos uma manhã de nevasca na cidade de Mia. As escolas e empresas fecham nesse dia e Mia se vê, juntamente com sua família desocupada-pelo-dia-todo, saindo para uma visita à casa de uma família amiga da sua, que fica em uma cidade vizinha. Claro que todos gostariam de sair por aí estilo road-trip numa manhã de nevasca, mas isso pode ser facilmente relevado.

Acontece que, no meio da viagem, um acidente envolve um caminhão e o carro dos pais de Mia. Uma desgraça sutil e inesperada sob o som da Sonata para violoncelo nº 3 de Beethoven, que tocava no som do carro – ah, esqueci de dizer que Mia é aficionada por música clássica e aparenta ser o novo prodígio do violoncelo.

Mia acorda caída na neve e, sem sentir dor, procura por seus pais. Acha-os então sendo atendidos por paramédicos e bombeiros. Tudo não poderia ficar mais creepy se Mia não tivesse se visto caída, em terceira pessoa, cheia de machucados e visivelmente desacordada.

Mia – a que narra a história, não a que estava caída na neve – acompanha os paramédicos até o hospital, algo como Ghost, e percebe que a real Mia está em coma. Resumidamente, esse início explica toda a base para a história e também o título do livro: a escolha sobre ficar ou deixar de vez sua existência aparenta ser escolha de Mia – a consciência, não a acidentada.

A partir daí, somos envolvidos em capítulos que se alternam entre o presente, no hospital, e flashbacks, que explicarão um pouco da jornada de Mia até o acidente. Conheceremos melhor os personagens secundários, como Adam e Kim, e também teremos muitas explicações sobre a relação de Mia com a música clássica e seu instrumento favorito, o violoncelo.

A narração é fantástica, todo o drama é apresentado deveras sutilmente. Não como se cada página fosse uma história a nós imposta, mas como se estivéssemos lendo uma biografia próxima, bem explicada, meticulosa, surpreendentemente interessante.

Até então, temos um livro cinco estrelas. Se não fosse pelo pequeno problema de caracterização de personagem.

A verdade é que a personalidade de Mia não é real. Ou pelo menos é surreal demais para ser crível. Não há comoção sobre a morte dos pais. Mia não rola largada pelos corredores do hospital – pelo contrário, fica até muito conformada e parte sem delongas para refletir sobre seu relacionamento com o namorado. A vontade era sacudi-la e lembrá-la: MIA, VOCÊ ACABOU DE PERDER AMBOS OS PAIS, PEGA E VAI ALI ENCHER ESSE BALDE DE LÁGRIMAS, MENINA! Mas não, não é assim que acontece.

De fato, a personalidade egoísta de Mia tirou lindamente um diamante inteiro da avaliação do livro, mas, ainda assim, “Se Eu Ficar” é uma leitura 4 diamantes, capaz de emocionar, induzir uma depressão – mas nada grave, fique tranquilo! – e fazer refletir.

A continuação, embora eu pessoalmente ache desnecessário extender, é extremamente bem vinda e terá sim um lugar no topo da minha lista de leituras. Já adianto que estou interessado em saber "Para Onde Ela Foi" e mal posso esperar pra recebê-lo da Novo Conceito e poder analisá-lo pra vocês.

Um comentário:

  1. Nossa, Gui! Depois que eu cheguei na parte da sua resenha em que você avalia o quanto Mia foi egoísta, não consegui focar mais em nenhuma outra parte da resenha! :( Enfim, fiz uma foto-resenha desse livro! RsRs' Estou vendo que é um livro bem comum entre blogueiros!
    Espero pela continuação do livro - o narrado pelo Adam - mas também acho desnecessário!
    Abçs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir